quarta-feira, 26 de junho de 2013

Oficina com a escritora Margarida Botelho - Das histórias nascem as histórias

 A escritora Margarida Botelho, com o mesmo entusiasmo de sempre, contou um pouco da sua trajetória pelo mundo literário na oficina realizada ontem na Livraria Paulinas, de Porto Alegre. Conversou sobre seus projetos educativos, os lugares que envolvem esses projetos e outras questões referente a educação e leitura.Foi uma manhã super proveitosa e deixou a mente de quem participou super acesa! Eu vim com a cabeça cheia de ideias e com muita vontade de realizar as propostas. É sempre bom ouvir alguém que gosta do que faz e passa toda essa alegria para a gente!
Compartilhou várias dicas  para auxiliar o professor, educador, ou contador de histórias, entre elas: (os nomes dados às atividades são de autoria da escritora)
* Jogos Cubos: A dica é fazer os cubos em conjunto com as crianças que podem desenhar coisas aleatórias ou relacionadas às histórias conhecidas. O mediador utiliza os cubos para a realização de contações coletivas ou outras propostas que venham a surgir.
* Livro Pergunta/ Resposta: Também proposto pelo educador e feito com recortes e desenhos.
* Livro Escadinha: Baseado no trabalho de Walter Kohan (Filosofia para crianças). Parte-se de uma pergunta que surge no grupo de trabalho, podendo vir de livros trabalhados. As folhas são sobrepostas com tamanhos diferentes, sempre respondendo a questão principal. A imagem frontal do "livro" deve ser bem simples para que as ilustrações se encaixem com facilidade.
* Livro instantâneo: Feito com folha de ofício com 8 dobras e recortes (também pode ser feito com folhas maiores).  Após livro pronto, o educador propõe os desenhos em cada página, conforme sua criatividade. Na Oficina, a escritora propôs desenhos abstratos. Realizei a atividade com minha afilhada de três anos e compartilho as imagens abaixo:
 Primeiro fez os desenhos, depois de explicar que iríamos contar uma história.





 Após fui escrevendo as coisa que ela dizia quando me contou a história só com os desenhos.
Mais alguns materiais expostos pela escritora:





Aproveitando para pegar o autógrafo no mais recente lançamento da autora pela editora Paulinas, "Yara/Iara":


Nenhum comentário:

Postar um comentário