sexta-feira, 26 de abril de 2013

Curso Literatura e suas múltiplas linguagens VI - com Christina Dias

Parabéns Christina Dias e Paulinas Porto Alegre! Início com chave de ouro e muita fantasia do 6º ano do Curso de Literatura e suas múltiplas linguagens. A tarde foi super agradável e proveitosa. Como sempre, Christina consegue dinamizar o trabalho e não deixar ninguém cansado. Bom rever colegas que já fizeram o mesmo curso nos outros anos. Ótimo ver caras novas aproveitando essa grande oportunidade de se pensar a literatura. Turma lotada e animada, que fez belíssimos trabalhos. Hoje o tema era fantasia. Christina conseguiu acordar nossas mentes. Como é difícil deixar o imaginário fluir, sem medo. Destaco o que um dos colegas no grupo colocou como definição para Fantasia: "fantasia é a roupa da alma". E não é mesmo? Fantasiar é algo intrínseco e muito pessoal.
Durante a oficina, além de algumas palavras sempre perfeitas de Manoel de Barros ("Poesia é voar fora da asa"), Christina também fez dinâmicas com os seguintes livros:
1. No cafundó das estrelas, de Sérgio Napp, com ilustrações de Anelise Zimmermann e o projeto gráfico espetacular de André Neves.
2. Na garupa do meu tio, por David Mervelle.
3. Os lugares de Maria, da querida Margarida Botelho.
4. Num mundo perfeito, de Leo Cunha, com ilustrações de Salmo Dansa.






 E fica a dica de Freud aos escritores:
"O escritor criativo faz o mesmo que a criança que brinca. Cria um mundo de fantasia que ele leva muito a sério."

Nenhum comentário:

Postar um comentário