domingo, 14 de outubro de 2012

Professor...



Professor...
Penso no dia em que decidi por esta profissão realmente. Depois de tantas pessoas sugerindo para que eu seguisse outro rumo, optei por ser professora. Quando fui fazer o Magistério, era por pura falta de opção mesmo, é verdade, era muito nova para decidir que profissão seguir. Na verdade, naquela época queria ser muitas coisas: bailarina, escritora, bióloga, botânica, advogada, juíza, cantora de rock, entre tantas outras coisas que se passam na mente de uma adolescente. A vida na escola era uma grande festa, o estágio foi um terror. Peguei a pior turma da escola. Poderia até ter desistido, mas não, nunca desisto de nada, quem me conhece sabe bem disso. Quando fui fazer vestibular iria para Biologia. Mas dessa vez, fizeram a minha cabeça mesmo. Meu pai foi categórico em dizer que a faculdade de Direito era minha melhor opção.  Quando entrei no Direito achei tudo lindo e maravilhoso. Nossa, as leis são realmente perfeitas, tão perfeitas que deixam brechas que podem ser usadas a todo instante. Ótimo para um advogado. Logo que entrei na faculdade também passei em vários concursos para Professora. Gostava da faculdade. Na verdade, teve certa época que cheguei a querer muito fazer parte deste mundo totalmente jurídico.  Mas, como poderia fazer parte de algo que parecia ser um martírio. Pensava em meus alunos, no início era professora dos bem pequenos. Era tão bom estar com as crianças, fazer brincadeiras, ensinar, aprender. No meio da faculdade, deu uma vontade imensa de desistir, partir pra outra. Fui até o fim. Nesse meio tempo aconteciam outras coisas na minha vida. Tive meu primeiro amor. Este se foi rápido, de modo totalmente inesperado. Meu mundo caiu pela primeira vez. Caiu literalmente. Minha família e meus amigos me deram alicerces para seguir adiante. Foi neste momento que vi que deveria fazer o que eu gostava realmente. Ser professora.  Uma profissão que me traz tantas alegrias e me renova a todo instante. Gosto de lidar com as pessoas, com as crianças. Gosto de reações espontâneas. Gosto principalmente da sinceridade das crianças. A profissão não é um “mar de rosas”, mas qual é afinal. O que me entristece às vezes é saber que tem gente que é professor por falta de opção por toda vida, sem amor nenhum a sua tarefa sublime. Já mudei muito, desde meus dezoito anos na profissão. Como todo o trabalho a gente aprende com a prática, e também com toda a formação que vai se adquirindo no decorrer da vida. Hoje, minha paixão pela literatura me faz ser uma professora contadora de histórias. Mas há mais coisas que quero ser. Às vezes, me sinto novamente uma adolescente, tentando decidir que caminho seguir. Procuro fazer isso sempre com o coração. 


Desestabilizar
Ser Professor é ensinar
Modificar
Ser Professor é aprender
Descomplicar
Ser Professor é brincar
Mobilizar
Ser Professor é questionar
Estimular
Ser Professor é  afagar
Apaixonar
                                                               Professor é paixão em primeiro lugar.
Paixão pelo ensinar. Paixão pelo aprender.
Parabéns a todos os professores!
Mi



Nenhum comentário:

Postar um comentário