domingo, 26 de maio de 2013

Encantar olhares, encantar histórias

O mundo realmente é mágico. Só nele existem pessoas com olhares especiais e encantos puros. Esta semana contei histórias em muitos lugares diferentes. Cada espaço me deu um pouquinho de carinho que fui levando junto na minha mala. Algumas palavras foram realmente especiais, como a de um menino que me disse:
"-Essa é melhor história da minha vida." 
Não tem presente melhor para um contador de história, ouvir algo assim. Poder marcar a vida de alguém através de um conto, de uma poesia. Ver aqueles olhares atentos, receber beijos e abraços sinceros e espontâneos, tudo proveniente de um compartilhamento literário. Isso mesmo! Contar histórias é compartilhar literatura, estimular a leitura e aguçar a curiosidade. 
Incrivelmente lindo ver crianças que apresentam algumas deficências superá-las pelas histórias contadas. O menino que demonstra todo seu sentimento querendo participar, o menino que não fala mas consegue dançar no ritmo da música que você toca. 
E os olhares! O que é mais precioso que o olhar? O olhar firme daquele adolescente que não quer mais ser criança e que se segura até o último instante, mas não consegue evitar e participar. O olhar assustado daquele que pula da cadeira com uma gargalhada. O olhar atento daquele que espera o momento seguinte da história.
Mágico, o ato de contar histórias é mágico. Histórias me encantam a todo momento e com elas quero passar os meus dias. Na verdade, quero espalhar essas histórias para todos que quiserem escutá-las. Como diz o amigo contador de história Zé Bocca, "As histórias não são de quem as conta, mas de quem as escuta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário