domingo, 15 de abril de 2012

CARTA AOS ESCRITORES


Queridos escritores e escritoras de livros infantis
Andamos lendo alguns livros ultimamente que são muito previsíveis e cheios de clichês, por isso escrevemos esta carta com algumas dicas para seus próximos devaneios e futuros passeios pelos livros infantis.
Quando escreverem lembrem-se que já foram crianças e que não somos simples mini pessoas. Gostamos de muita fantasia, aventura, emoção, paixão, medo e suspense nos contos, mas sempre com alguma inovação.
Não tenham medo de escrever sobre morte, separações, perdas e desafios. Nós passamos por muitos problemas durante a nossa vida com nossos amigos, nossa família, nossos professores, principalmente.
Pedimos também que não fiquem colocando muitas palavras no diminutivo, como se não entendêssemos a linguagem normal. Chega de vovózinha, corujinha, baratinha, entre outros “ inhos” que vocês inventam por aí.
Acreditamos também que as histórias não precisam de lições de moral, apenas que despertem a nossa curiosidade.
Esforcem-se para criarem monstros, personagens inexistentes, fatos surpreendentes, palavras nunca escutadas ou ditas.
Não se esqueçam de escreverem textos com vários formatos, letras de tamanhos diferentes, rimas, conversas, que prendam a nossa atenção do início ao fim.
Ah, principalmente escrevam histórias que tenham aroma, sabor, alegria, tristeza, e que provoquem sensações inexplicáveis.
E como um toque final, sejam exigentes quanto à ilustração, que deve sempre ir além do que está escrito.
Espero que tenham entendido o nosso recado. Simples, mas não acabado, afinal, os livros continuarão a serem publicados, tenham vocês lido este texto ou não.
Boas histórias a todos vocês!
Meninos e Meninas do Mundo Atual
Por Milene Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário